sexta-feira, 4 de março de 2011

POR QUE OS HOMENS TRAEM?





Desde 1998 a antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Mirian Goldenberg entrevista homens e mulheres para uma pesquisa ampla sobre infidelidade. Já foram ouvidas 1.279 pessoas e 60% dos homens confessaram-se adúlteros (e sabe-se lá quantos não tiveram coragem de contar à professora).

Todas as desculpas, das mais nobres às mais esfarrapadas, são invocadas para explicar esse alto índice. Alguns estudiosos culpam a testosterona, o hormônio masculino da agressividade (e da conquista).

Pesquisas feitas concluem que existem vários motivos alegados pelos homens, para despertar a vontade de trair: desgaste no relacionamento, muitas discussões, a falta de desejo sexual, entre vários outros aspectos.  

Mais para as mulheres que se deprimem ao saber que foram, ou estão sendo traídas, que deixam seu auto-estima acabar, e se sentem culpadas por não conseguirem manter um bom relacionamento, acalmem-se! Existem perfis de homens, que alegam necessitar de mais de uma mulher para sua satisfação pessoal. 

Alguns exemplos são:

OS IMATUROS: 

Como ele é:
Jovem, na faixa dos 18 aos 25 anos, quer aproveitar a vida ao máximo - leia-se transar - com muitas garotas.

Por que decide trair:  Está focado no próprio prazer e deseja mostrar aos amigos que é o bom. Mais do que sexual, seu objetivo é competitivo. Sua personalidade está em formação e a infidelidade é consequência disso.

Como age: Em seus relacionamentos , geralmente não sente aquela paixão avassaladora. O sexo é feito de maneira mecânica, como num videogame. Pode dizer que está envolvido e, logo depois, sentir a mesma empolgação por outra.

O DIVIDIDO:

Como ele é: Não está feliz em seu relacionamento estável (casamento ou namoro), mas também não tem coragem de terminar.

Sua frase típica: "Minha mulher não me dá mais a mesma atenção."

Por que decide trair: Pode ser que o sexo com a oficial tenha se tornado escasso. Ou a paixão tenha acabado. E ele não consegue administrar a mudança de fase pela qual a relação está passando.
As pesquisas comprovam que "Depois de três anos, a dopamina (hormônio da base do desejo) é substituída pela oxitocina (hormônio da ternura), que desloca biologicamente o amor de um casal para sentimentos menos arrebatadores, como a ternura e o respeito pelo outro, mas há homens e mulheres que não se contentam com o novo ritmo ditado pela oxitocina e pelo afeto. Têm necessidade de se sentir apaixonados e, por isso, seguem o coração".

Como age: Com covardia. E se sente vítima da situação. Esconde a traição e fica nesse impasse até que a mulher descubra. Às vezes, deixa rastros de suas escapadas, prefere ser flagrado a tomar a iniciativa de assumir que não está satisfeito.


O AVENTUREIRO:

Como ele é: Acredita que o homem deve ter várias mulheres sempre. É o típico Don Juan, para ele a infidelidade é decorrente de uma necessidade interior.

Por que decide trair:  Para viver fortes emoções sempre.Existem pessoas que são caçadoras de sensações, vivem sempre em busca de emoções excitantes.

Como age: Topa tanto sexo sem compromisso quanto casos duradouros. Gaba-se por saber fazer cada mulher se sentir única. Por estar confortável na posição de traidor, joga charme e pode ser considerado irresistível.


O OCASIONAL:

 Como ele é: Casado, tem um discurso do marido cem por cento fiel. Vive uma relação estável, feliz, mas sente falta de um friozinho na barriga de vez em quando.


Por que decide trair: Com a tentativa de fuga da realidade, usam a traição como apenas um divertimento excitante para fugir do tédio, da monotonia e nostalgia. 

Essas pesquisas e conclusões são resultados de vários estudos feitos, enquetes e depoimentos.
Não é fácil compreender os pensamentos humanos. Para você que é mulher, e não entende porque os homens tem uma maior tendência a trair suas parceiras, ou ate mesmo você que é homem e tem a curiosidade em saber porque é grande esse desejo, aqui estão algumas explicações, espero que gostem... Um grande beijo, e um óóotimo carnaval para todos! 



Um comentário: